Flores que combatem o Aedes aegypti serão plantadas em canteiros públicos
Ela consegue se adaptar facilmente a diferentes tipos de clima. É muito usada por agricultores, durante o período de descanso do solo. E tem uma bela flor amarela. Agora, a planta crotalária juncea se tornou uma nova arma de combate ao mosquito Aedes aegypti. Em São Gonçalo, um grupo de voluntários do programa Active Citizens, do Conselho Britânico, planeja espalhar pelos canteiros da cidade mudas da planta. A ideia já se tornou até projeto de lei no município, e especialistas da área da Saúde defendem a iniciativa.
Pedagoga do Instituto de medicina da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Leila Araújo, de 52 anos, é uma das líderes do projeto Active Citizens em São Gonçalo. Dona de um restaurante de comida saudável na Trindade, ela resolveu montar um grupo com estudantes universitários, médicos e profissionais da Saúde para bolar um projeto de sustentabilidade.
Por causa da minha trajetória acadêmica, fui convidada pelo Conselho Britânico para implantar um projeto na cidade. Depois de passarmos alguns dias em um sítio do Active Citizens, em Xerém, Duque de Caxias, chegamos à conclusão de que deveríamos fazer uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. Esse inseto tem sido o terror da nossa população há anos — conta a Leila: — Nosso projeto-piloto será na Trindade. Vamos espalhar mudas pelas ruas e dar aos moradores.
A ideia de plantar a crotalária pelo município veio depois de o grupo descobrir que já existem outras cidades pelo país, como Araxá, em Minas, cultivando nos canteiros públicos a flor — que possui substâncias que atraem a libélula, inseto predador do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, como zika e chikungunya.
Para dar força ao projeto, o grupo procurou o vereador e médico Armando Marins (PSDB) para que apresentasse na Câmara um projeto de lei com propostas alternativas para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti. O projeto também prevê a plantação da citronela — planta com com princípios ativos que funcionam como repelente natural contra o mosquito:
— Nossa proposta é que a prefeitura fique responsável pela distribuição das mudas da citronela e sementes da crotalária entre a população, juntamente com as ações de combate à dengue. Também será feita uma campanha educativa nas escolas para informar à população sobre os benefícios das plantas.
Fonte: Portal G1 (12/01/2017)